A Constelação Sistêmica é um processo terapêutico cuja metodologia foi desenvolvida pelo psicanalista alemão Bert Hellinger, que apresenta em formato de dramatização a dinâmica que está direcionando os relacionamentos entre as pessoas e as regras básicas que estão sendo desrespeitadas quando surgem conflitos e suas implicações problemáticas que acarretam em sofrimento dos envolvidos, quedas nos resultados, impactos negativos no clima, etc.
Trata-se de um processo de diagnóstico que também possibilita ajustes desses relacionamentos com objetivo de devolver a ordem, harmonia e equilíbrio de modo que haja ganhos de performance e qualidade de vida a todos os participantes do sistema.
Cada empresa tem um sistema próprio e cada equipe também e há uma dinâmica ideal a ser respeitada nesses sistemas para que tudo aconteça em harmonia, de forma colaborativa, consciente, produtiva e lucrativa. Ordens desrespeitadas no ambiente organizacional podem desequilibrar o sistema.
No âmbito organizacional como no familiar, a todo o tempo há situações que nos levam a desrespeitar ordens básicas universais como a hierarquia, o pertencimento e o equilíbrio entre dar e receber e os impactos nos relacionamentos organizacionais e nos números acabam se tornando balizadores para a identificação da necessidade de realização dessa vivência.
Quando há desequilíbrios no ambiente de trabalho ou sofrimento para alcance de metas, certamente há aspectos sistêmicos que estão bloqueando a fluidez e nesse momento, constelar é preciso.