Sabotadores: Quais são os seus?

Por Danielle Rodrigues – Redatora – Infinita Aprendizagem Estratégica

 

Olha, o meu sonho bom seria chegar aqui e perguntar pra você “se” você tem um sabotador, mas, a verdade mesmo é que todos nós temos alguns e saber disso ao mesmo tempo que angustia um pouco, tranquiliza pelo menos por já termos esse conhecimento e com isso, podermos identificar quando cada um deles está dominando a nossa vida mais que a gente mesmo.

Segundo Shirzad Chamine, no livro Inteligência Positiva, todos nós temos pelo menos 10 sabotadores. Não manifestamos todos eles, pois, aí sim variam de pessoa pra pessoa, mas, ainda assim, boa parte do tempo de nossas vidas somos levados a agir de acordo com crenças limitantes que nos levam a criar realidades distorcidas a respeito de nossas convicções e por esse motivo, acabamos por tomar decisões equivocadas que respeitam tais crenças.

Resumindo, quanto antes você descobrir quais são os seus sabotadores, melhor, pois, nesse momento eles estão colocando uma venda em seus olhos e impedindo você de enxergar a verdade e por isso talvez você esteja com tanta dificuldade para colocar projetos em prática ou até mesmo com dificuldade para definir que projetos são esses. Esses são exemplos simples do que os sabotadores podem estar fazendo com você, a seguir vou explicar melhor cada um deles e tudo ficará mais claro.

Mas…de onde vêm esses sabotadores, Meu Deus do Céu?

Vêm das suas experiências e da maneira como você interpretou o mundo desde a sua concepção, cada um de nós cria um mapa próprio da vida de acordo com tudo o que vê e sente desde a gestação e ao longo de nossas vidas vamos confirmando tais interpretações até que todos esses cenários que fomos montando com o tempo se tornem crenças, nossas verdades e essas crenças mais cedo ou mais tarde serão possibilitadoras ou limitantes, vai depender muito dos desafios que forem surgindo no seu cotidiano.

Enfim, vamos agora conhecer esses sabotadores para que você possa ver com quais se identifica, assim, você vai poder ficar mais atento e consciente quando eles entrarem em cena:

O CRÍTICO – Principal sabotador e que afeta todo mundo, leva você a encontrar defeitos em si mesmo e nos outros com muita frequência.

O INSISTENTE – É a necessidade da perfeição, ordem e organização elevadas demais.

O PRESTATIVO – Esse sabotador obriga você a tentar ganhar a aceitação e afeição de todos.

O HIPER-REALIZADOR – Esse aqui deixa você dependente de desempenho e realizações constantes para sentir realização.

A VÍTIMA – Quer que você se sinta emotivo e temperamental como forma de ganhar atenção e afeto.

O HIPER-RACIONAL – Coloca um foco intenso e exclusivo no processo racional de tudo, incluindo relacionamentos.

O HIPERVIGILANTE – Faz o seu foco ir para tudo o que pode dar errado.

O INQUIETO – Está em constante busca de emoções maiores na próxima atividade;

O CONTROLADOR – Te deixa com necessidade ansiosa de estar sempre no controle de tudo;

O ESQUIVO – Só se concentra no que dá prazer.

Todos esses sabotadores são tão “espertinhos” que nos fazem acreditar que tudo o que estamos fazendo é para o nosso bem, mas, todos têm embasamentos em aprendizados muitas vezes incorretos e incompletos que nem tem mais utilidade em nossos mundos adultos.

Mas, por que eu resolvi falar disso com você hoje?

Porque na vida profissional esses sabotadores são ainda mais perigosos se não forem identificados e se não tiverem suas crenças questionadas e ressignificadas.

Por causa deles você pode justificar o seu INSUCESSO profissional e se conformar com ele quando, na verdade, sem a influência deles, você poderia simplesmente decidir diferente e IR EM BUSCA DO SEU SUCESSO.

Agora que você já tem conhecimento sobre o quê pode estar te impedindo de realizar seus sonhos e colocar seus projetos em prática, faça o seu plano de ações de melhoria, não perca tempo!

Estou aqui torcendo por você!

Chega de se sabotar! Agora é hora de brilhar!

Um abraço.

Solicite Informações
Topo